quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

SILêNCIO NO ALVORADA

Todos nós brasileiros estamos orgulhosos com a presteza e agilidade com que a Justiça desmontou o Mensalão do DEM , prendeu o governador Roberto Arruda e indiciou todos os deputados distritais de Brasília envolvidos nas pilhagens , propinas e subornos que tanto nos envergonharam aqui e no exterior . Mas relativamente ao Mensalão do PT , tão ou mais grave do que este , a Justiça só acordou agora para cobrar novamente do presidente Lula da Silva explicações sobre os dolorosos fatos . São 33 quesitos a serem respondidos pelo presidente . Foram elaborados pelo Ministério Público Federal e se relacionam com a milionária compra de partidos e parlamentares federais por parte do PT entre 2002 e 2005 . A petição foi entregue na Casa Civil no dia 12 de novembro do ano passado e ressaltava que o presidente deveria respondê-la , se possivel , em 18 dias . Até o momento , decorridos mais de três meses , o Planalto apenas respondeu com um obsequioso e estranho silêncio .
As graves denúncias envolvem muita gente e , na ocasião , foram citados os nomes de José Dirceu , João Paulo Cunha , Silvio Pereira , Delúbio Soares , Marcos Valério , Duda Mendonça , Valdemar Costa Neto e outros . Lula foi incluido no processo na condição de testemunha . A compra milionária de parlamentares e partidos politicos -- era dinheiro grosso em cuecas , malas , pacotes e contas bancárias -- tinha por finalidade garantir , no Congresso , a sustentação politica do governo Lula . Agora , e só agora , diante de tanta demora , o ministro Joaquim Barbosa , do Supremo Tribunal Federal e relator do processo , decidiu que já era tempo de cobrar novamente o presidente . Assim , enviou novamente ao Alvorada a petição que alí já tinha sido entregue aos 12 de novembro do ano passado . Nos meios jurídicos afirma-se que , caso Lula não apresente seu testemunho por escrito num prazo razoável , poderá ser processado por crime de desobediênca à ordem legal .Alguém acredita nisso ? Convem ressaltar , entretanto , que a impunidade gera a ousadia . José Dirceu , por exemplo , parece estar profundamente envolvido no "Escândalo da Telebrás" , denunciado há dias e relacionado com o uso de uma milionária rêde de fibras óticas .Ele teria recebido indevidamente cerca de 600 mil reais a titulo de "assessoria" a uma empresa interessada no caso. Lula também não abriu o bico a respeito dessa e de outras denúncias . Mas justificou a reativação da antiga estatal dizendo : " Nós vamos usar ela (sic) para espalhar a banda larga pelo país" .

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma vergonha como o dono do poder usa a máquina a seu favor, contra a pálida e tímida oposição, que na verdade precisa existir para dar legitimidade ao país democrático, republicano, que se diz ser! Mas na verdade vivemos num reinado! Só que aqui o bobo da corte é o povo!