sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

ADEUS ZAPATA


O corpo do prêso político cubano Orlando Zapata Tamayo , pedreiro de 42 anos , foi sepultado ontem na pequena aldeia de Banes , 850 quilômetros a leste de Havana , sob forte repressão da polícia secreta . O objetivo era impedir manifestações de apoio e pesar por parte de dissidentes contrários ao regime castrista . Mais de 100 pessoas foram detidas . Zapata morreu na última terça-feira em Havana , onde já chegou inconsciente depois de 82 dias em greve de fome . Estava prêso desde 2003 na masmorra de Camaguey , onde fôra barbaramente torturado e onde cumpria pena de 28 anos de prisão por ter defendido o retorno de seu país à democracia . Antes de sua morte 50 prêsos políticos e membros de organizações de direitos humanos que atuam clandestinamente em Cuba , enviaram a Lula da Silva um pedido para que êle interviesse urgentemente em favor do dissidente que agonizava no cárcere. O presidente brasileiro , que desembarcou em Havana no mesmo dia da morte de Zapata afirmou , de maneira cínica e debochada , que jamais recebera qualquer pedido de socorro . Chamou ainda de mentirosos os prêsos políticos que lhe suplicaram ajuda e culpou a própria vitima por sua morte , dizendo : " É lamentável que alguém se deixe morrer por uma greve de fome" .
Para vergonha nossa , este é o homem que representa o Brasil aqui e no exterior . E no momento em que ele elogiava o regime castrista e despejava 450 milhões de dólares para a modernização do porto cubano de Mariel , o mundo se levantava indignado exigindo a imediata libertação dos anticastristas prêsos. A Espanha , pela vóz do primeiro-ministo José Luiz Zapatero , gritou por mais liberdade em Cuba . A Grã-Bretanha e a Alemanha , falando em nome da União Européia , reafirmaram que não haverá reaproximação com Cuba enquanto não houver indícios de seu retôrno à liberdade . Catherine Ashton , chefe da diplomacia européia , exigiu a libertação incondicional de todos os prêsos políticos cubanos . Indiferente a tudo isso e de deboche em deboche , o governo Lula da Silva se distancia cada vez mais do mundo livre para trocar afagos com os mais sórdidos e degradantes regimes ditatoriais que ainda restam no planeta . A começar por Cuba e Venezuela .

2 comentários:

Anônimo disse...

Waldo, sua luta contra essa ESQUERDA deplorável, é a mesma de 50 anos passados! Parabéns pela coerência e coragem! Coragem de atacar essa figura que gosa de mais de 80% da preferência popular! Um escárnio, uma lástima! Hoje se compra popularidade com BOLSAS, e não se esta investindo em ESCOLAS e EDUCAÇÃO, a única solução para superarmos o atraso de séculos em que vivemos aqui nos trópicos!
Parabéns por estar continuando sua luta! Mas não se iluda, a mediocridade se apoderou competentemente do poder, e dele não sairá tão cedo, para desgraça, mais uma vez, do povo sofrido deste Brasil.

Unknown disse...

Waldo.
Fiquei feliz pelo seu blog, no qual serei sempre em visitante prazerozo.
Ficamos orfao de Johnny Alf, realmente o precursor da Bossa Nova, infgelizmente nao reconhcido como deveria.
Muitos daqueles redutos boemios que vc conviveu com ele, tbem pude conhecer, gças a Deus, apesar de nao ser tao velho assim (ha,ha,ha,ha,)
Tbem o bar da Branca, tive o privilegio de conhecer numa epoca que convivi com Ignacio de Loyola, Armando Gonçalves, e outros... hoje escritores.
Parabens, continue escrevendo sobre aquela epoca
romantica de Sao Paulo, onde quem teve a chance
de viver nunca se esquecerá.