segunda-feira, 15 de março de 2010

ESQUIANDO NO DESERTO


Fiel à promessa de conhecer até o último cantinho do mundo antes que seu mandato termine , o comandante Lula da Silva , desta vez sem a companhia de sua comissária-chefe , desembarcou domingo em Israel , de onde seguirá viagem para territórios palestinos e Jordânia . O que ele realmente foi fazer lá ninguém sabe , a começar por israelenses e palestinos . Mediar ? Mediar o quê e com qual autoridade ? Lula não entende nada de Oriente Médio e sua mais recente e desastrada intromissão nos assuntos locais, foi defender o Irã e sua perigosa incursão nos submundos do armamento nuclear . E mais : êle se atreveu a visitar Israel num momento conturbado em que o próprio vice-presidente dos Estados Unidos ,Joe Biden , que também procurava mediar o conflito , foi insultado por Tel-Aviv que , em sua presença, anunciou a construção de outras milhares de casas em Jerusalem Oriental , onde os palestinos pretendem instalar um dia a capital de seu Estado .No dia seguinte , o Exercito israelense bloqueou a Cisjordânia e a cidade velha de Jerusalem . Mas a resposta mais dura e constrangedora à presença do comandante Lula em Tel-Aviv foi dada pelo chanceler isralense Avigdor Lieberman , que simplesmente boicotou as cerimonias de boas-vindas ao presidente brasileiro no Knesset . E para completar , a especialista em Oriente Médio da Universidade Hebraica , Avraham Sela , declarou simplesmente : "Se o Brasil tem intenções sérias de participar da politica local , precisa estudar primeiro o conflito desde o seu início" . Não seria melhor para o Brasil que Lula ficasse um pouco mais em casa , conhecesse melhor o Alvorada e dedicasse seu tempo a resolver problemas como os da guerra civil no Rio de Janeiro , do sucateamento da saúde pública oficial , da degringolada do ensino , da ausência quase total de segurança nas cidades e do perigo que representam para a democracia as hordas criminosas do MST invandindo fazendas , destruindo , saqueando , roubando e tentando deitar por terra o direito de propriedade ?

Um comentário:

Anônimo disse...

Waldo,

continuamos sintonizados:não havia ainda vindo ler este seu texto, postei no meu O ÚLTIMO BLOG:

O Rei do Brasil e o concerto internacional
Pela primeira vez, um grave revés diplomático, mostra ao reizinho tupinambá, que para o concerto das nações desenvolvidas, e mediação de conflitos internacionais, precisa de mais cacife do que de cacique!
O Lula em sua santa ingenuidade, e falta absoluta de critérios, da diplomacia brasileira, que no passado recente, primava pela coerência, deu com os burros n´água logo na chegada a Israel. Ele pensa que o povo de Israel são como os indiozinhos que lidera aqui no subúrbio do brasil.
Postado por Eduardo P.L 0 comentários
Marcadores: Cacife, Cacique, Lula

Um ótimo DIA para você e que TUDO corra da melhor forma! Me mantenha informado, se possível!